
Se a sétima temporada deixou muito a desejar para os fãs mais exigentes das garotas Gilmore, o episódio de despedida de "Gilmore Girls" foi à altura da série. Foi um episódio digno de Rory e Lorelai.
Delicado, sutil, engraçado e com momentos de nos deixar de olhos marejados, como nos melhores episódios de "Gilmore Girls". Apesar de não ter sido escrito por sua criadora, Amy Shermann-Palladino, afastada da série desde a temporada passada, o final conseguiu captar o espírito do seriado e terminou do mesmo jeito que a série começou: com Rory e Lorelai num papo divertido no café do Luke.
Teve tudo o que "Gilmore Girls" sempre teve de bacana. Papinhos Rory-Lorelai, jantar na casa de Emily (embora não tenha sido um daqueles, sabe?), as bizarrices deliciosas dos habitantes de Stars Hollow, Luke em momentos fofos, papo-melhores-amigas Rory e Lane...
E, apesar de Daniel Rosenthal, roteirista e produtor-executivo da série, ter escrito o final sem ter certeza de que "Gilmore Girls" seria mesmo cancelada, simplesmente não dá para imaginar o que aconteceria em uma oitava temporada. Um ciclo se fechou na vida das garotas Gilmore. Tinha que ser assim.
O episódio começa com Rory arrumando suas coisas em casa depois de ter voltado da formatura - quando recusou o pedido de casamento de Logan. Mãe e filha planejam um tour por montanhas-russas antes que Rory comece a trabalhar e marcam uma festa para celebrar a formatura de Rory com os habitantes de Stars Hollow.
Só que, durante o jantar com Emily e Richard, Rory conta que recebeu uma proposta de emprego para fazer a cobertura da campanha de Barack Obama, pré-candidato à presidência dos EUA, e passará vários meses viajando. Pior: tem que partir em dois dias.
Lorelai não deixa transparecer sua tristeza pela partida da filha, e as duas começam os preparativos para a viagem. O pessoal da cidade fica triste em saber que a festa de Rory terá que ser cancelada e resolve fazer uma festa surpresa.
O episódio todo se desenvolve entre os preparativos para a viagem de Rory - Lorelai triste, a despedida de Lane, a insegurança de Rory, as conversas mãe e filha - e os divertidíssimos preparativos para a festa surpresa.
A festa acontece e é emocionante. Todos os habitantes de Stars Hollow reunidos, discurso da Rory, a presença de Emily e Richard... E quem tomou conta de tudo foi Luke. Ao saber disso, Lorelai vai atrás dele e os dois se beijam, numa bela cena - que, no entanto, não nos dá uma definição clara do futuro dos dois. Mas um episódio de "Gilmore Girls" não pode acabar assim. Afinal, a série é sobre as garotas Gilmore.
E, no dia seguinte, as duas acordam bem cedo para Rory pegar o avião, mas antes passam na lanchonete do Luke para uma xícara de café...
Por Cláudia Croitor